Tryte
Coleção Judaísmo
Breve História da Literatura Judaica
O QUE é LITERATURA JUDAICA

ISAÍAS RAFFALOVITCH

Numa apreciação geral, a literatura judaica inclui tudo que foi escrito por judeus, desde os tempos mais remotos até os mais modernos, sem distinção de mérito, idioma ou país de origem. E assim, essa literatura abrange a Bíblia, os Apócrifos, as letras judeo-helenas que se originaram no Egito e em outros países de idioma grego, a sabedoria rabínica que alcançou o mais alto grau de desenvolvimento na estrutura colossal chamada Talmud, a literatura do período denominado hispano-judaico, incluindo obras de filosofia, exegese e poesia, escritas em hebraico e árabe, os trabalhos literários da época do Renascimento, mudando constantemente e transformando-se de acordo com as circunstâncias, e finalmente a literatura moderna hebraica que, embora oriental na sua substância, é ocidental em seus métodos e no tratamento dos assuntos.

Os judeus, sendo um povo errante, entrando em estreito contato com todos os povos do mundo, assimilaram as idéias e todos os pensamentos dos melhores pensadores, e por isso a literatura judaica, embora essencialmente nacional, é todavia internacional, porquanto ela reflete os pensamentos que dominam nos povos de todas as idades.

Entratanto, há nela um princípio unitário que se reflete em todas as suas produções, pois as obras de todos os escritores judeus constam de elementos originados na Bíblia, de maneira que há mais harmonia na literatura judaica do que nas outras literaturas do mundo.

Por isso, um resumo de conjunto da literatura judaica deveria começar com a Bíblia. Abster-me-ei, porém, de tocar na Bíblia, nos Apócrifos e nas obras judaicas da época Alexandrina, como, por exemplo, as de Filon, visto terem dela os letrados bastante conhecimento.

O menos conhecido, até ignorado, é que também na diáspora, nos guetos, o judeu muito colaborou no campo literário e que ele tem direito a um lugar de destaque entre aqueles que contribuiram à cultura universal por meio da literatura. Por isso começarei o meu resumo sobre a atividade dos judeus na literatura a partir da época em que Israel deixou de ser uma entidade política entre os povos do mundo, isto é, pelo ano 70 da era cristã.

Anterior   Topo da página Próxima

  Marcelo Ghelman