Breve História dos Judeus no Brasil

CONCLUSÃO



Um relance retrospectivo sobre o passado dos judeus no Brasil - compreendendo judeus propriamente ditos, cripto-judeus, cristãos-novos e meros descendentes de judeus - revela uma trajetória honrosa, pontilhada sem dúvida de dissabores e de sofrimentos, mas também repleta de sucesso, traduzido em contribuições positivas e fundamentais para o desenvolvimento do país e para a formação do seu povo.

Na exploração das costas brasileiras, no desbravamento do interior, no progresso da lavoura, do comércio e das indústrias, no avanço das artes e das ciências, enfim nos movimentos ideológicos de emancipação política da terra - em tudo os judeus deixaram marcas indeléveis da sua participação ativa, e tudo eles impregnaram do seu senso progressista e dos seus valores de cultura.

Por outro lado, o seu dom de grande mobilidade e sua notável capacidade de adaptação e convivência deram margem permanentemente a cruzamentos em alta escala, fazendo com que os judeus entrassem poderosamente na composição étnica nacional e transmitissem ao brasileiro de hoje largos contingentes éticos, antropológicos e culturais.

Conquanto não guardem propriamente continuidade com as populações israelitas de antanho, os judeus brasileiros do século XX, como coletividade, têm todos os motivos para se apropriarem de tal patrimônio histórico e de se terem por partícipes da nacionalidade.

Eis que seus ancestrais, por quatro séculos, foram deixando um legado precioso ao país. Quatro séculos: nem sequer um dia menos que a própria história do Brasil!


Bibliografia

Informe seu e-mail para ser avisado(a)
quando esta página for atualizada

Última alteração: 30 de julho de 1998
Marcelo Ghelman

Este site já foi visitado vezes
desde 28 de abril de 1997