Tryte
Coleção Judaísmo
O Que é um Judeu
“PURIM”

MORRIS KERTZER

Purim é a festa carnavalesca da vida judaica, um dia despreocupado, de regozijo pelos acontecimentos assombrosos registrados no livro de Ester.

Em fevereiro ou março de cada ano, o Purim evoca a trama de Haman para destruir os judeus da Pérsia e a bravura da rainha Ester, assim como a sabedoria de Mordecai que, juntos, salvaram da morte o seu povo.

É um período para festas a fantasia, costume tomado de empréstimo aos vizinhos cristãos que celebram seus folguedos de Momo pouco mais ou menos na mesma época. A idéia do carnaval, propriamente, não é cristã nem judia, mas remonta a qualquer antiga celebração primitiva da primavera.

A comemoração do Purim tem sido uma espécie de válvula de escape para os que sofrem sob o jugo da perseguição. Reúnem-se na sinagoga na véspera do Purim e ouvem as dramáticas ocorrências narradas na meguilá (rolo) de Ester. Sempre que se menciona o nome de Hamã, as crianças fazem uma barulheira com instrumentos ruidosos para expressar seu repúdio ao vilão. Após a leitura, servem-se doces, trocam-se presentes e fazem-se dádivas aos pobres.

Anterior   Topo da página Próxima

  Marcelo Ghelman